Já andaram de trem no Japão? E já comeram durante a viagem? Não é muito comum para nós no Brasil (que já nem tem tanto trem), mas no Japão por voltas das 18h, os vagões se trens expressos se tornam um campo de piquenique com as marmitas. O som do abrir de latas de bebidas então, estouram como pipoca.
EKIBENs 駅弁 são as tradicionais marmitas com uma infinidade de tipos, de frios à quente, saladas e sanduíches. . EKI = Estação e BEN= Bentô.
Pela tradução literal, seria Marmitas das Estações de Trens. Só que hoje, tudo que se relaciona a Trem é chamado de Ekiben (bentôs vendidos a bordo, nas lojas dentro das estações).
O primeiro Ekiben registrado no Japão foi feito pelo Ryokan Shiraki na cidade de Utsunomiya, em Tochigui, na ocasião da inauguração da estação. No época eram 2 oniguiris e duas fatias de conserva de nabo. Por isso, no dia 16 de Julho, comemora-se o Dia do Ekiben.
E eu como um fã dessas marmitas, sempre que posso compro os bentôs, já que passo muito tempo no deslocamento quando visito as fábricas de sakes. E sempre pergunto para a moça do carrinho, se tem um típico da região onde estamos passando.
O mais legal foi o GYUTAN língua de boi que é típico de Sendai e a caixa tem uma corda, que puxando ele aquece a comida. Muito legal. Só precisa tomar cuidado na hora de abrir a tampa, pois o vapor queima a sua mão (queimei a minha). É a foto 6.
Conta pra gente qual você já provou e em que trecho.
Comentários