top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Bentô de Undoukai


Quem estudou em escola japonesa como este ser que vos escreve ou já participou da tradicional Gincana chamada em japonês de UNDOUKAI 運動会, sabe que a melhor parte era a hora do rango (pelo menos para mim).


Na escola onde estudei que se chamava SHOHAKU GAKUEN, que hoje se chama OSHIMAN, todo ano no mês de maio, a escola promovia o UNDOUKAI. Apesar do corpo docente planejar tudo, quase toda a organização era feita pelos alunos mais velhos.

Da elaboração dos jogos e seus materiais, as corridas, revezamento, todos participavam. De criancinhas até idosos. E ainda tem as tarefas do dia, como riscar o campo de terra, montar barracas, coordenar o som, organizar as filas e cuidar dos alunos pequenos.


Teve um ano que fiquei de Cuidador de Crianças, mais conhecido como Castigo. E sabe quem era uma das crianças pequenas que eu tinha de cuidar? O @maru__40 do @tonkotsulovers. O moleque era do meu tamanho e a sua única função era me infernizar!! Só de lembrar fico puto!!


Mas vamos falar de coisa boa! Quando o sistema de som mandava o anúncio:


“E agora, vamos para o intervalo para saborear as deliciosas comidas que nossos pais prepararam e repor a energia para as atividades da segunda parte.”

O almoço é como um piquenique. Muitas esteiras e almofadas no chão, uma ou mais de uma família se juntavam para a refeição. Cada um trazia um prato e compartilhava com os outros.


(Pausa para engolir a saliva)


Nosso grupo era sempre a mesma panela. E o modo de apresentação das comidas sempre seguia uma regra: Não usar talher e hashi, no máximo prato e copo. Isso quando não tinha lata de refrigerante. O conteúdo variava a cada ano, mas sempre tinha:


KARAAGUE de Frango, TAMAGOYAKI, SALSICHA frita no formato de polvo (Foto 3), NISHIMÊ, ONIGUIRI de Salmão e Umeboshi, Espetinhos de Carne, cebola e pimentão à milanesa, Salmão grelhado、Inarizushi, Futomaki e por aí vai!


E você que já foram em UNDOUKAI? O que tinha no almoço de vocês? Conta em detalhes!!


33 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page