top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Banho de Sake


Tive uma experiência no Japão uma vez em um ROTENBURÔ 露天風呂, as “Termas naturais”, e fazer um SAKABURÔ 酒風呂. SAKA ou SAKE é a bebida propriamente dita e BURÔ é sim o “Ofurô” que vocês já conhecem.


Ou seja, é “Beber Sake durante o banho”. Nos dias de hoje também significa “Banho de Sake” onde coloca 1,8L de sake numa banheira de 200 litros de água. Isso eu conto em outro momento.


O SAKABURÔ tradicional é disponível em Ryokans que mais parece Resorts com várias “termas temáticas” à disposição dos hóspedes. E você pede com antecedência e claro, tem um limite de 180 ml ou 1 jarrinha de sake por pessoa.


E lá estava eu por volta das 23h. Água bem quente e com a vista para o rio largo, uma floresta densa de um vale em Kumamoto. Eu sentado com a água até o ombro e encostado no parapeito e junto, uma bacia de madeira com 1 copo e uma jarrinha de sake. Só o som da água que constantemente sai da cafoníssima boca da escultura de leão.


Embora a bebida estivesse em temperatura ambiente, parecia gelada perto da água que me cobriu a 40ºC. E a sensação, amigos e amigas, é de uma massagem lenta no ombro. Nem forte, nem fraco. E o melhor é quase instantâneo.


Aí entendi porque não é melhor passar de 180ml. Se esta delícia é tão rápida, passar do ponto e dar um vexame também é. E a impressão de se embriagar muito rápido, o álcool acelera a circulação e ainda por estar dentro da água quente, começa a coçar o corpo.


Curta a vida, mas sempre na medida. É como uma única taça de Sake, de vinho ou espumante, no banho.


Alguém já fez isso?

15 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page