Awamori e Porco
- Alexandre Tatsuya Iida
- 9 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jan. de 2022
Você já provou um AWAMORI? Muitos dizem que é um Shochu exclusivo da ilha de Okinawa, no extremo sul do arquipélago japonês. De certa forma é verdade. Só se faz lá. Vamos lá conhecer esta bebida.
Tudo começou em 1477 alguns anos antes de inventarem o Brasil, os tailandeses levaram as técnicas de produção de uma bebida feita com arroz (deles) para Okinawa, sul do arquipélago japonês. Como lá só tinha Sake, é sempre bem vinda uma novidade.
Bom, vamos lá fazer esta nova bebida adaptando o ingrediente com o arroz que tinha no país, o arroz Japônica, gordinho, curto e cheio de amido. Não ficou muito legal.
Só que no período Showa, a coisa melhorou muito com a mudança da receita. Na verdade, voltou ao original passando a importar o Arroz Índica, nativa da Tailândia. E com o avanço das técnicas de destilação, o AWAMORI passou a ser uma das bebidas mais sofisticadas do Japão, já que continua restrita a quantidade e a produção em Okinawa.
Seu sabor é mais encorpado e complexo que um Shochu de Arroz. Dá uma percepção maior de doce mas é o Umami. Um Odor Doce presente com a mistura das cerâmicas das ânforas, onde muitos passaram anos descansando.
Outro cirtério obrigatório no Awamori é o uso do Koji Negro que é bem mais forte que o Koji Branco do Shochu, gera mais ácido cítrico que dá um equilíbrio maravilhoso entre o doce e o ácido.
Vai bem com pedras de gelo, gelado com palitos de pepino, com água quente e Umeboshi, em drinks, etc! E maravilhosamente bem com PORCO!! (foto 1)
Vamos fazer um teste @jeffim_rueda e @janainarueda1?
Quer conhecer de perto o Awamori? Entre no nosso site www.adegadesake.com.br e procure por
AWAMORI (foto 4)
Vou lá fazer o meu nesse domingo.
Com licença.
Curta, comente, compartilhe, salve e beba.
Comments