Já postei sobre o KAITENZUSHI 回転寿司, os pratos de duplas de sushis que vem na esteira, quem criou, onde e como nasceu. Mas nunca soube o motivo da criação.
Então vem com o Adegão descobrir.
Em 1923 quando aconteceu a tragédia do KANTÔ DAISHINSAI 関東大震災 ou o “Grande Sismo de Kantô” onde um grande terremoto que atingiu o pico de 8,3 na escala Richter devastou a cidade de Yokohama e seus arredores como Tokyo, Shizuoka, Chiba e a própria província de Kanagawa. Mais de 105 mil vidas foram perdidas, 37 mil desaparecidas e 570 mil lares destruídos.
E mesmo depois de muito tempo, emprego era algo que não tinha em Tokyo. Muitos SUSHI SHOKUNINS 寿司職人 migraram para a outra região que disputava a economia do Japão. A região de Kansai que tem Osaka como a principal província.
Depois veio a Segunda Guerra Mundial e o Japão sofreu novamente. Mas empresários de várias localidades não desistiram em reconstruir o país e um deles, YOSHIAKI SHIRAISHI 白石義明 quis alegrar os trabalhadores de várias fábricas, abrindo a primeira casa low cost de Sushis.
Muito diferente das casas de Tokyo, as pessoas comiam em pé, no balcão, sem luxo, sem nenhuma frescura. Na verdade voltou a ser Fast Food como antes. Cada prato vinha com uma dupla de Niguirizushi custando 20 ienes, que hoje custaria uns 80 ienes, ou 4 reais.
Isso chamou a atenção de muita gente, uma enxurrada de clientes e contratar mais Shokunins era inviável para manter o preço baixo.
Então ele lembrou em uma visita numa fábrica de cervejas, onde as latinhas corriam pela esteira e que tinha pensado: “Imagina se o homem tivesse encher tudo isso?”.
De imediato voltou ao seu restaurante, reduziu a área da cozinha, transformou o balcão numa cerca e colocou a esteira onde os sushis foram entregues para os clientes.
E muita história rolou depois que escrevi em vários posts anteriores
Comments