top of page

As Entrada do Washoku

  • Foto do escritor: Alexandre Tatsuya Iida
    Alexandre Tatsuya Iida
  • 2 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Outro dia, bebendo com um diplomata japonês e ele me pergunta:


“Iida-san. Qual é a diferença de OTÔSHI, TSUKIDASHI e SEKIZUKÊ? Não são as mesmas coisas?”


Sim e com algumas pequenas diferenças (que ao meu ver não mudam muito). Vamos pela semelhança.


Os 3 itens são entradas ou o nosso couvert do restaurante. Depois de pegar o pedido do cliente, serve uma entrada junto com a bebida.


Esse é o OTÔSHI お通し que sinaliza para o pessoal da cozinha que iniciou o serviço para aquele cliente. O nome vem de


OKYAKUSAMA NO CHÛMON WA OTÔSHI SHIMASHITA お客様の注文はお通ししました = “Foi passado o pedido do cliente” no intuito de “Já foi atendido”. Então OTÔSHI quer dizer “Passado, repassado”. Ao invés dos garçons ficarem perguntando ao cliente se já foi atendido, basta olhar se o OTÔSHI já foi servido.


Já o TSUKIDASHI 突き出し é a entradinha que servem em Kansai. Quase a mesma coisa do OTÔSHI, só que ele já é servido no ato da casa pegar o pedido. O verbo TSUKIDASU que é “Entregar”. Cuidado que com a mesma fonética pode ser traduzido como “Colocar para fora, empurrar com tudo”, termos usados no Sumô.


Já o SAKIZUKÊ 先付け é o oposto de MUKÔZUKE 向付 que é o serviço de Sashimis, Sopas e conservas e que o termo significa “Do outro lado”, o SAKIZUKÊ quer dizer “Antes, da Frente” que é a entrada do KAISEKI RYÔRI 会席料理


Agora a importância desses 3, é nunca pensar: “É só uma entradinha” Engana-se servir qualquer coisa enquanto capricha no prato pedido. Pense que os Izakaya servem somente isso, já que não tem prato principal.



Comments


KOME Avatar (1).png
ferumenta copiar.png
1 LG SAKE PRO VERT.jpg
LG ADS21 copiar 7.jpg
LOGO Oficial.png
KYD Logo.png

© 2021 por Washoku Brasil. Todos os direitos reservados.

bottom of page