E o pessoal tá afiado nas perguntas, igual às facas que comprei ontem e está chegando mais um hoje!! E estou adorando essa interação!
Alguns me perguntaram a ANATOMIA de uma faca só que em nomes japoneses. Então vamos lá.
Primeiro vamos aprender que a “faca” é chamada em japonês de HOUCHOU 包丁, para fins de produção de comida. Não se aplica para Faca de Mesa, canivete e estilete.
Sabe porque o termo HOUCHOU, é destinado para a faca somente da cozinha? Na China, o HOU 包 significa “Cozinha” e CHOU 丁 é “Pessoa”, ou seja “Pessoa da Cozinha” ou Cozinheiro. E como todo cozinheiro oriental usa a faca, o utensílio virou o sinônimo de Faca de Cozinha. Isso é coisa de 2300 anos atrás.
E as facas são divididas em YÔBOUCHOU 洋包丁 para as facas Ocidentais e a Japonesa é chamado de WABOUCHOU 和包丁.
Então as facas criadas no Japão aparecem há 1250 anos e mais parecia um Katana (Espada) sem o Tsuba, medindo 38 cm a 41 cm.
As facas japonesas encontradas até hoje como o NAKIRI 菜切, USUBÁ 薄刃 DEBÁ 出刃 TAKOHIKI蛸引 apareceram por volta do ano 1800 e o YANAGUIBÁ 柳刃 e o UNAGUI SAKI 鰻裂 de Edo apareceram em 1860.
Então na imagem a gente mostra a anatomia de uma faca japonesa. Normalmente a lâmina ou SHINOGUI SUJI 鎬筋 tem o fio somente um lado, o que precisa ficar atento na hora de comprar, se você é destro ou canhoto.
Acordo a imagem, cada ponto tem um nome específico. O que não está muito claro é a parte do cabo chamado de TSUKA 柄 que é o mesmo dado para as espadas. o TSUKA SHINOGUI 柄しのぎ e o NAKAGO 中子 apontam para o mesmo lugar. O primeiro é bem o ponto que tem dobra do cabo. E NAKAGO quer dizer a parte de dentro, ou seja, é a continuação do metal da faca.
E aí, já conheciam as partes de um HOUCHOU?
Comments