top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Amigo do restaurante


Estava eu escutando o desabafo de um amigo que sofreu um absurdo que custou uma amizade com o dono de um restaurante. Acordo ele teve de esperar 1h na fila, sendo que ele é um amigo do dono. E que foi tentar furar a fila e foi impedido pelo gerente.


Depois de 1h de espera, queria sentar no balcão, mas não tinha lugar. Isso foi o pino da granada. Disse que fez um escândalo e começou a gritar com os garçons e rodou a baiana.


Depois de contar tudo:


Ele: “Pô, Adegão. Você não vai dizer nada? Tô aqui desabafando.”

Eu: “Hum? Me desculpe, tava entretido com algo mais interessante.”


Claro que ouvi e dei uma dura nele. Amigo de dono de restaurante é mais humilde, entende o funcionamento da casa, vai compreender se algo não saiu de acordo. E se muitos clientes podem ficar putos, o amigo é aquele que vai e defende o restaurante.


Numa inauguração de um restaurante japonês, o balcão auxiliar tava um caos e deixando o Chef em pânico. Eu sentado no balcão (porque cheguei bem cedo) acompanhava tudo fazendo o meio de campo entretendo outros clientes do balcão contando histórias da gastronomia japonesa.


Teve um momento, que o Chef estava sozinho e perguntei se ele queria ajuda. Meio envergonhado, me pediu ajuda por 5 minutos para fazer os niguiris e hossomakis.


Foi lá o Adegão tirando o paletó, pedi um jaleco, me higienizei e segui as instruções com HANAITA 花板 Chefe dos Itamaes. Ele foi cortando os peixes e fui fazendo os sushis. Ao mesmo tempo batendo papo com os 10 clientes no balcão que já viraram amigos.


Quando acalmou, o chefe me dispensou e pediu aplausos do balcão pra mim e eu tomate de vergonha, voltei ao meu lugar. Mas é isso que fazemos.


Amigo de verdade não explora a casa e sim ajuda. Muitas vezes não cobram nada ou quase nada na hora da gente pagar. Uma vez, estava eu, o @diogobucci e @clasayuri jantando e provando de tudo. Quando veio a conta, só cobrou as bebidas. Então o Diogo pegou a maquineta da mão do atendente e inseriu um valor justo dividido em 3.


Você, dono de restaurante que tem “amigo” que fica pedindo favor, cortesia, furar a fila de espera, jantar de graça, demita ele.

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page