top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

A origem do Shochu


Respondendo a questão do SHOCHU para o @kaverilson faremos um resumo rapidão. Em 1543 quando o missionário Jorge Alvares chegou em Satsuma, hoje chamado de Kagoshima, relatou que os japoneses bebiam um destilado de arroz, feito com a borra de Sake. A técnica em si já havia chegado ao Japão em 1477 em Okinawa, o Awamori.


Só que com o clima de Ryukyu, houve a necessidade de importar o arroz da Tailândia. Em Kagoshima podia ser trabalhado com outros ingredientes e a província é uma grande produtora de Batata-doce, tanto que em japonês é chamado de SATSUMA IMÔ, em homenagem ao nome anterior de Kagoshima.


Conforme foi se espalhando pela ilha de Kyushu, cada região adotou o seu principal ingrediente como o Arroz em Kumamoto, Trigo Sarraceno em Miyazaki, Cevada em Oita, Trigo em Fukuoka, Saga e Nagasaki. Açúcar Mascavo na Ilha de Amami Oshima, fechando os 5 tipos de SHOCHUS Clássicos.


Existem outros 49 tipos de Shochus chamado de Exóticos, que podem ser Cenoura, Nabo, Leite, Pimentão, Milho, etc.


O ideograma de SHOCHU 焼酎 é a soma de SHO 焼 = Queimar, Assar, Fritar e CHU 酎 = Sake Forte, no sentido de Bebida Fermentada. Quando se "queima" uma bebida fermentada se torna uma DESTILADA.


No começo era empregado o kanji 焼酒 (Sake) já que na pronúncia do 酒 em chinês é TCHU. Mas no Japão é SHU o que foi alterado para evitar a confusão.


É isso meu caro amigo esquelético.


Na foto onde há um paredão de destilados japoneses é da loja em Tokyo o SHO-CHU AUTHORITY, parada obrigatória para bebedores de bebidas fortes.

11 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page