Na década de 50, logo depois da guerra, Tomiya Amae que era o 3º filho da 7º geração de produtores de sake da sakagura TENSHO em Sendai, Miyagui, abre o ROBATA para expandir os negócios da família. Amado por muitas pessoas incluindo atores, escritores e artesãos, a casa se tornou um reduto cultural onde o público comum tinha a oportunidade de bater papo com os artistas.
E a melhor coisa Amae fez, foi construir a fornalha no centro da sala de tatami, para aquecer os Sakes e fazer o balcão no formato de “U” em volta para nunca dar as costas aos clientes. Com uma longa pá de madeira, Amae entregava as jarras de sakes Tensho aos clientes. Os petiscos e ensopados eram servidos pela cozinha.
É, não se parece com as casas de ROBATA YAKIs que conhecemos hoje. Foi então que um dos discípulos de Amae partiu de Miyagui e abriu a casa com o mesmo nome ROBATA em Hokkaido, ele resolveu também adicionar o pescado e frutos do mar do litoral de Kushiro.
Aí sim, junto com a disposição da fornalha no meio, balcão em volta e o formato de entregar os pratos com uma pá, se tornou o modelo das casas de ROBATA YAKIs pelo Japão.
O fato de estar em espetos é para facilitar a separação dos ingredientes e para o serviço. Muitas casas no Japão já não servem na longa pá, mas muitos mantém a tradição. Outros podem servir proteínas diferentes do mar, para os izakayas que ficam longe do mar.
Não sei se já viram em um dos jantares do Ex-Presidente Donald Trump quando viajou ao Japão, jantou em uma tradicional casa de ROBATA YAKI junto com o Ex-Primeiro Ministro Shinzo Abe.
Então vamos dar mais uma olhada.
- ROBATA é o nome da casa que criou o ROBATA YAKI
- ROBATA YAKI é o estilo de assar ingredientes como pescados, frutos do mar, legumes e verduras, seja no espeto ou não.
- Os ingredientes nos espetos são chamados de KUSHIYAKIs (KUSHI = Espeto e YAKI = Assar)
Em São Paulo, o @restaurante_mitsuyoshi é a casa que mantém a arquitetura fiel do ROBATA YAKI com a pá e tudo!
Comentarios