top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

A carreira de um Sushi Shokunin


Já ouviram falar de ITAMAE, né? Todos que trabalham em restaurante de culinária japonesa, na frente (MAE) de uma tábua (ITA) são chamados de ITAMAE. Então o Sushiman é um Itamae? É. Só que o Sushiman (nome criado no EUA) são chamados de SUSHI SHOKUNIN.


SHOKU = Trabalho e NIN = Pessoa, na tradução literal. O rela significado é ESPECIALISTA ou ARTESÃO. Existem milhares de shokunins como Wagashi (Doces japoneses), Udon, Sobá, Tempura e também fora da gastronomia, como ceramistas.


Então o Especialista em Sushi é chamado de SUSHI SHOKUNIN, independente da hierarquia. O SUSHI CHÔ 寿司長 é o Chefe do SUSHIYÁ 寿司屋, o Sushibar.


No passado e ainda em Sushiyás raízes do Japão nos dias de hoje, a carreira de um Sushi Shokunin começa:


1º Ano - Lavar louça, limpeza geral da cozinha, do balcão e do salão. Recebe e organiza os ingredientes da geladeira e depósito, acompanha nas compras com o Sushi Chô, faz delivery.


2º ao 3º Ano - Cozinhar o arroz, preparar os peixes pequenos e frutos do mar, faz o Tamagoyaki (fotos 3 e 4) e o almoço.


4º ao 6º Ano - É promovido para sair da cozinha quente para balcão frio diante dos clientes. Auxilia o Sushi-chô e faz os Makimonos (sushis enrolados0, Gunkans e os Chirashis.


7º ao 9º Ano - Vira o Sub-chefe e promovido para preparar os peixes grandes como Atum e deixa pronto o menu na bandeja para o Sushi-chô (Foto 1). Também auxilia o Chefe fazendo os Niguiris.


10º Ano - Se torna o Sushi-chô, o chefe (foto 2). Faz os niguiris.


Porém, muitos sabem que com a alta demanda, esse período já está bastante curto o que em média dura uns 5 anos. Há também as escolas que formam Sushi-shokunins em apenas 1 ano.


Já me perguntaram: "1 ano??? Tudo isso?" Sim e o motivo é simples. Os professores precisam de 1 ano para que o aluno possa manusear todos os peixes e outros ingredientes de todas as estações do ano.


E sabe o que o Sushi e a arte marcial tem em comum? O controle emocional para lidar com a mesmice. O legal é achar pequenos desafios na rotina.

16 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page