Uma vez, um amigo me telefona e: "Adegão, fiz um Umeshu conforme uma receita que consegui, e ficou muito ruim! O que será que fiz errado?" E descobri que ele usou UMEBOSHI para fazer o licor. Então vamos olhar cada um dos termos:
- UMÊ - Prunus mume é a Ameixa japonesa, se bem que ele é da família do Damasco. (foto 4)
- UMEBOSHI (BOSHI ou HOSHI = Seco) - No mês de junho, quando os UMÊs ficam maduros, são colhidos e ficam no sal grosso. Depois tomam um banho de sol por 3 dias, até ficarem enrugados e marrom. Os Umeboshis que são avermelhados surgiram no Período Edo. São tingidos com as folhas de Shissô Roxo. E virou o símbolo do Hinomaru bentô, quando coloca o arroz branco na caixa e o umeboshi vermelho no centro reproduzindo a bandeira do Japão. (Foto 2)
- UMEZUKÊ (ZUKÊ ou TSUKE = Conserva, marinado) - O começo do processo é o mesmo do Umeboshi, só que mantém dentro do tonel e o fruto fica de molho no próprio caldo. (foto 3)
- UMESHU (SHU ou SAKE = Bebida alcoólica) - No caso é o Licor de UMÊ. Para este preparo TEM QUE usar o Umê verde e não o maduro (foto 4) . Pega-se um pote e faz-se camadas do fruto e de Rock Sugar e vai intercalando. Despeja o Shochu de Mix de Cereais com 35% de grau alcoólico. Só que pode ser feito com qualquer bebida destilada. Muitas pessoas da colônia japonesa no Brasil, fazem com a cachaça.
- HOSHI UME - É o Umeboshi pronto e adoçado, consumido como uma guloseima.
- YUKARI - Furikake feito com o Shissô usado para tingir o Umezukê. Separa somente a folha, seca e tritura em pó.
Hoje no Japão as províncias de Wakayama e Nara disputam quem é o maior produtor de Umeboshi.
Quem gosta de UMEBOSHI?
Comments