E com a correria dos cursos e aulas, deixou a minha um caos, mas não esqueci do KOMÊ. Aliás tem novidades que estou preparando para vocês que vão envolver a culinária e o sake. Aguardem.
Enquanto isso, vou responder uma pergunta de uma seguidora: “Adegão, como sei qual Nori comprar apenas olhando pela embalagem?”
Primeiro tento descobrir se o pacote é um NORI 海苔 comum ou um YAKINORI que vem escrito assim 焼き海苔. O NORI comum que também pode ser chamado de HOSHI NORI 乾海苔 é bem preto e apenas desidratado, pouco aroma mas é mais firme. Tanto que se usa muito em Makizushi (Futomaki e Hossomaki).
O YAKINORI onde YAKI quer dizer “Assado”, onde as folhas passaram rapidamente pelo fogo e muda a cor de preto para verde. Aí ele fica bem crocante e fica gostoso no temaki, KIZAMI NORI 刻み海苔 picado em tiras, em Furikake, Rámen, Soumen, Udon, onde você aproveita um perfume maravilhoso!! E comendo só ele é mais gostoso porque solta mais sal.
E para ter mais aroma, você pode fazer o ABURI na sua casa. Pegue uma folha de Nori e passe em cima da boca do fogão ligado (é óbvio) por umas 2 ou 3 vezes. Você começa a ouvir leves estalos de crocância. e o aroma impagável.
Ah, mas não acho o YAKINORI. Você pode comprar o NORI Seco e preto e passar no fogo que dá na mesma. O Escuro é bom porque dura mais. Eu quando tinha a cozinha, comprava os dois tipos. O Negro para estoque e fazer os Makizushis, e o Verde para tirashi, cinta para niguiri para oferecer perfume.
Aproveitando, o AJITSUKENORI 味付け海苔 que são as algas em tiras temperadas e vem embaladas individualmente ou com 2 unidades, foram condimentadas, por serem alga de qualidade não tão boas, com pouco ou nada de aroma e pouca firmeza.
O grande segredo para manter o frescor, a textura e aroma é deixar em local seco. Sabe onde guardava centenas de folhas de nori quando fazia os sushis? Em caixa metálica de Panetone. É perfeito! HAHAHAHAAH
Comments