Oden
- Alexandre Tatsuya Iida
- 8 de out. de 2021
- 1 min de leitura
Se tem um prato que não pegou muito no Brasil (ou pelo menos no meu ponto de vista) é o ODEN おでん. Mesmo aqueles que dizem amar comida japonesa, não são muito fãs. O ODEN faz parte do chamado NABE RYOURI, ingredientes cozidos no caldo, como o Sukiyaki, Yudôfu, Yossenabe, Chanko Nabe, etc.
O ODEN é um prato derivado do DENGAKU 田楽. O YAKI DENGAKU é o ingrediente assado no espeto com Missô e o NIKOMI DENGAKU é o ingrediente cozido no Dashi. No período Edo, o Yaki Dengaku passou a se chamar apenas DENGAKU e sem espeto. Acho que alguns já ouviram falar do NASSU DENGAKU que é metade da Berinjela assado com um crosta torrada de Missô. O NIKOMI DENGAKU passou a se chamar de ODEN.
Espalhado por todo o Japão, para quem vende é um negócio versátil. O ODEN pode ser servido em restaurantes em panelas quadradas (foto 3 e 4), izakayas, Yatai (carrinho), fachada de supermercado, loja de conveniência. Fora o que é feito em casa. E ainda no Vending Machine tem o ODEN NO MOTO = “Caldo base do Oden”. Você compra a lata e prepara em casa com os ingredientes.
Falando no que colocar no panelão, existem os itens que são iguais em qualquer região:
Nabo (foto 1)
Konnyaku (foto 5)
Kombu (foto 5)
Ovo Cozido (foto 5)
Shirataki (Macarrão de Konnyaku)
Tikuwa (Massa de peixe assada) (foto 5)
Tofu frito
Agora dependendo de cada região do Japão, podem ser colocados:
Hanpen (Massa de peixe cozida)
Cenoura
Inhame (foto 1)
Broto de Bambu
Mochi dentro da Casca de Tofu (foto 6)
Shiitake
Polvo
Salsicha
Tomate
Gyoza ou Shumai
Rolo de Repolho (foto 1)
E mais um monte de coisa, tudo cozido
E vocês, já provaram? O que vocês mais gostam?
Comments