Nirá
- Alexandre Tatsuya Iida
- 15 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Muitos amigos me perguntam, qual restaurante japonês eu mais gosto. Na verdade gosto de rango. E onde tem mais esse tipo de comida são os Izakayas. E de um monte de petiscos que eu gosto, um deles é o NIRATAMA, em homenagem à @adriana_blumer.
NIRÁ é um vegetal do gênero Allium que tem como irmãos, a cebola, alho, cebolinha e alho-poró. Se bem que ele parece uma cebolinha, mas não tem a forma de tubo.
E lembro que na cozinha, a cebolinha a gente devia guardar enrolado em papel jornal encharcado, enquanto o NIRÁ, guarda no mesmo papel, só que seco.
É amplamente usado no GYOZA como ingrediente obrigatório. Agora o que mais gosto é o NIRATAMA, porque é mais fácil e simples de fazer. Tão fácil que não servem em muitos izakayas. Então, sempre preciso pedir para fazer.
Quer ver como é simples de fazer. Agora uma das regras da gastronomia japonesa é: “Tudo que parece fácil de fazer é mais fácil de errar.”
1 Maço de NIRÁ
4 Ovos
2 Colher de Sopa de Leite
1/6 Colher de Café de Sal
Pimenta do reino a gosto
1/2 Colher de Sopa de Óleo de Gergelim
2 Colher de Café de Shoyu
1 e 1/2 Colher de Sopa de Óleo
Daí você pega o NIRÁ, lava e corta em 3cm e separa a parte da base.
Num Bowl, misture bem os ovos, sal, pimenta e leite.
Na frigideira refogue o NIRÁ com o Óleo de Gergelim. Comece pela parte da base que é mais dura. Depois o restante de refogue rapidamente em fogo alto.
Quando o NIRÁ começar a ficar mais mole, tempere com Shoyu e continue. Quando ver que evaporou o líquido, retire do fogo e despeje no bowl do ovo.
Na frigideira, despeje o óleo e aqueça o metal.
Coloque todo o bowl. Quando a borda começar a ficar branco e inflar, com uma pá de madeira, traga a borda para dentro e vai misturando suavemente para não quebrar o ovo.
Tire do fogo e coma! Abra uma garrafa de um sake Junmai seco e seja feliz!
Bom feriado a todos.
Comments