top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Gari


GARI, o queridinho de muita gente, a conserva adocicada de gengibre conquistou muitos evitando uma crise de resfriado.....brincadeira.


GARI vem de ガリガリ, onomatopeia do som que se faz quando come a conserva ou no corte do gengibre. É uma conserva simples marinada no vinagre, açúcar e outros condimentos, de preferência usando gengibre fresco chamado de SHIN SHÔGA, quando vem no mercado, bem clarinho, com o talo e folhas. (foto 2)


E sabe para que serve? De KUCHI NAOSHI 口直し que quer dizer KUCHI = “Boca” e NAOSHI = “Corrigir, consertar”. Está lá para “corrigir” o paladar entre um peixe e outro quando se come Sushi.


O recomendado é comer uma fatia do gengibre entre um sushi e outro. Quando se passa da conta, sua boca fica tão doce e o ardido, deixando a língua tão sensível ao Vinagre e ao Wasabi. O sabor do peixe, então, não se sente por um tempo.


Também já fiz o uso do GARI para molhar no Shoyu e temperar o GUNKAN que não conseguia virar no pratinho, até que…..botaram a molheira para este tipo de Sushi. (foto 3)


Uma coisa que nunca vi, mas já me falaram tanto é molhar o GARI no Shoyu e colocar em cima do Niguiri e comer junto. Onde será que isso começou?


No período Edo, quando os Impacientes Edokkos comiam o Sushi-fast-food, não havia Oshiboris para limpar a mão. Então entre os sushis, pegavam o GARI com a mão não só para limpar o paladar, mas de umedecer os dedos para o arroz não grudar. É o mesmo que se faz comer um Tsukemono quando se come um Oniguiri.


Pessoal, não é regra e cada um faz o que bem entender com o seu sushi.

5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page